Tecnologia na educação

Tecnologia na educação

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Conceituando Hipertexto

Percepções ao navegar por hipertextos

 
Ao acessar a busca no Google para saber o que é hipertexto, somente na primeira página foram apresentados dez endereços sobre o tema com conceitos de diferentes autores. E dentro de cada um aparecem outras definições explicando também o que é hipertexto. Algumas são apresentadas em forma de vídeo, link, música, desenho, mapa conceitual e outras imagens e sons.
Na Wikipédia, a enciclopédia livre conceitua hipertexto como termo que leva ao texto em formato digital ao qual estão ligados a outras informações na forma de conjunto de textos, palavras, imagens e sons. O acesso acontece através de referências chamadas de hiperlinks ou links e para estes últimos serem melhores entendidos têm como explicação como sendo um atalho que pode ser representado através de uma palavra ou frase e quando você clica nela abre uma janela com mais informações.
Portanto, é verificado que um determinado conteúdo se fosse apresentado de forma linear ocuparia varias páginas e conseqüentemente cansaria quem fosse ler ou ouvir alguém ler. Mas ao apresentar esse mesmo conteúdo utilizando as técnicas do hipertexto torna-se menor em extensão linear, atrativos pelos recursos de multimídias e o ato de aprender e ensinar acontece com mais facilidade.
Na navegação sobre os links é evidente que se tornam mais atrativos e fáceis para entender o que se quer procura para formar o conhecimento. De inesperado percebi que no decorrer da leitura sobre o conceito de hipertexto apareceu no meio da página uma seta com a palavra puxe e uma flor, que ao clicar ali automaticamente surgiu outras informações semelhantes ao assunto abordado.
Para considerações finais pude perceber a diferença de se ler em um livro em folha de papel, embora este possua desenhos, figuras e cores diversas e ler e ou produzir na internet utilizando o hipertexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário