Tecnologia na educação

Tecnologia na educação

sábado, 23 de junho de 2012

ATIVIDADE 3.2

RÁDIO NA ESCOLA

Esse projeto visa a interação e integração dos alunos possibilitando assim um aprendizado significativo.
Para iniciar as atividades foi apresentado um vídeo com o tema “Nunca deixe de Voar”, para descontrair os alunos, destacando a importância da perseverança, que nunca devemos desistir de nossos objetivos.
Essa dinâmica foi necessária devido a muitos alunos se sentirem incapazes de realizar uma atividade, principalmente nessa atividade que tende a desenvolver no aluno a interação entre os colegas e sua criatividade para realização da mesma.
Muitos alunos se sentiram envergonhados por estarem frente ao grupo, mas no decorrer da atividade foram se sentindo mais seguros.
Dando continuidade as atividades, foi repassado o projeto e como iria executar:
A turma foi dividida em 3 grupos de 6 alunos, e que a partir dali seria com eles;
Deveriam primeiramente criar um tema para a Rádio e um tema a serem debatidos durante o programa, Os nomes dos temas foram “preconceito”, “educação” e “auto-estima”.
Os grupos designaram o locutor, DJ, ouvintes, especialista a ser entrevistado, etc.
O primeiro grupo: destacou o preconceito como tema, trazendo um especialista no assunto, com a participação dos ouvintes. Entre um momento e outro sempre colocando um fundo musical.
Inseriram também momento de reflexão, comercial, seguido de momento do esporte.
O segundo grupo: iniciou-se com a participação do ouvinte, fazendo varias perguntas e uma delas era o que a secretaria de educação esta fazendo para melhorar o ensino e a qualidade de trabalho no estado de Roraima? no mesmo momento a secretaria de educação teve sua contribuição respondendo as perguntas.
Teve também momento do horóscopo, momento do esporte, e comercial, sempre com fundo musical. Alem da participação do ouvinte, pedindo e dedicando musicas aos seus familiares.
O terceiro grupo: começou a rádio com uma oração de agradecimento, logo em seguida foi apresentado o tema, a participação do ouvinte foi de grande importância para da continuidade ao programa.
Também foi feito o momento de intervalo, mensagens dedicada aos ouvintes, com uma entrevista a um psicólogo.
Usaram a criatividade utilizando um celular, tanto para a participação do ouvinte como para o fundo musical.

Obs.: Os participantes dos grupos estavam bastante nervosos, mas foi feito uma observação que era uma rádio embora ela estivessem apresentando para a turma, deveriam se sentir como se não estivesse ninguém vendo eles.
Foi repassado que escrevessem o roteiro da rádio para que não esquecessem na hora da apresentação.
O projeto foi um sucesso, agradeceram por se tratar de uma atividade que é necessário ter equipamentos de alta tecnologia para executar essa atividade. Basta ter um microfone, uma caixa de som e muita criatividade.
Percebe-se que cada atividade realizada em cada grupo é mesclada de criatividades, descontração e acima de tudo dedicação dos participantes. Essa atividade pode ser usada antes da aula, na hora do intervalo e após a aula, e é feita exclusivamente pelos alunos, o professor deve apenas coordenar.

1º Grupo:

2º Grupo:


3º Grupo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário